top of page

Novidades

Novidades, eventos e notícias ligados à rotina do colégio. Siga nossas redes sociais pra saber de tudo em tempo real.

Evento reúne pais e convidados para apresentar a nova campanha do CFC e discutir a era digital na ed

Evento reúne pais e convidados para apresentar a nova campanha do CFC e discutir a era digital na educação O CFC recebeu, na noite da última quinta-feira 8, na quadra do ecoprédio, convidados que falaram sobre a implantação da Smart School e sobre a era digital e seus impactos na educação brasileira e nas empresas. Entre os convidados, o superintendente do CESAR, Sérgio Cavalcante, que ministrou a palestra Cultura de Inovação e Pensamento Computacional no Brasil. Gláucia Lira, diretora de Marketing e Novos Projetos do colégio, fez a abertura do evento que contou com uma apresentação da campanha Smart School. "A educação precisa vencer a barreira da escola convencional e dar boas vindas definitivas à tecnologia sem perder de vista os firmes valores que alicerçam o colégio", pontuou a diretora. Na ocasião, também foi apresentado o EDcom, aplicativo que tem o objetivo de tornar ágil e eficiente a comunicação entre o CFC e os responsáveis pelos alunos.

O app oferece, de forma listada e organizada, calendário de eventos anuais, além de espaço para comunicados gerais e notificações sobre o dia a dia dos estudantes, como alimentação, descanso, atividades e observações. O proprietário do restaurante DaOca, Isac Olivera, explicou como funciona o app para os alunos do ensino Médio. “Com base na nossa filosofia de propor às pessoas uma alimentação saudável, desenvolvemos um aplicativo para agilizar e oferecer os benefícios de uma comida saudável e saborosa para os alunos do ensino Médio, que, muitas vezes, por causa das demandas de estudo, não conseguem se alimentar de forma correta”, justificou Isac. O representante da Google for Education, Alberto Brasileiro, falou sobre a importância de preparar as crianças que já vivenciam a era digital. “Não podemos pensar em inovação sem pensar no Google. A tecnologia vai além do uso de aplicativos. Sabendo utilizá-la, a pessoa terá mais produtividade e, consequentemente, alcançará objetivos mais desafiadores”, destacou Brasileiro. Sérgio Cavalcante iniciou a palestra explicando a diferença entre inovação e invenção. “A inovação é um produto da criatividade e da execução de uma atividade que dá um retorno à pessoa ou à empresa. Já a invenção pode ser algo completamente inútil”.

Para ele, o modelo pedagógico brasileiro é deficiente porque não ensina o estudante a ler, a buscar e a analisar a informação, não ensina a apresentar os resultados e não ensina a encontrar os problemas. Durante a palestra, Cavalcante mostrou vários cases de empresas bem-sucedidas na área de tecnologia e inovação. O especialista arrematou a apresentação com o seguinte conselho: “Trabalhar em rede é fundamental, não tenham medo de errar, pois quase todos que tiveram sucesso falharam pelo menos uma vez; sejam proativos, formem gente protagonista e formem uma cultura de inovação, assim como já acontece aqui no CFC”. Por Manoela Siqueira – assessoria de comunicação

bottom of page