Alunos do Coders 21 têm aula no Cesar School
Uma aula bem diferente, cheia de desafios e muita criatividade. Foi assim a manhã do último sábado, dia 1º de setembro, para os alunos da turma Teens, do Coders 21. Depois de criarem aplicativos de soluções reais, eles foram convocados para readequar o design desses aplicativos. “Essa aula é, justamente, para eles melhorarem a imagem dos apps que eles desenvolveram usando corretamente a tecnologia”, explica Mônica Duarte, coordenadora de Marketing do CFC.
A aula foi realizada no Cesar School, escola de inovação que é um dos braços educacionais do CESAR, o Centro de Estudos Avançados do Recife, instituição parceira do colégio no programa Coders 21. Dois professores se dividiram em sala de aula durante toda a manhã. Carlos Eduardo Burgos, que é designer e funcionário do Cesar School, explica a importância desse tipo de atividade para essa nova geração de estudantes. “É extremamente interessante que eles tenham contato com a criação de desenhos e formas com maior complexidade, independente da área profissional que eles venham seguir, porque a criatividade é algo que se adquire quando é corretamente estimulada”.
Débora Moura, 12, aluna do 6º ano, não consegue esconder a empolgação quando o assunto é pensar no futuro. “Acho que esse tipo de aula é muito importante para uma adolescente como eu, porque, além de ajudar no meu desenvolvimento, vai me dar mais opções de trabalho quando eu estiver adulta”, prevê.
Aplicativos – Orientados pelos professores Rogério Portela e Stéfany Sá, os alunos do Coders 21 desenvolveram cinco apps com soluções reais nas áreas de saúde, educação e de produtos para pets. “Após o processo de criação, surgiu a necessidade de desenvolver um design mais adequado e arrojado para esses aplicativos”, justifica Portela, especialista em Gestão da Inovação e Difusão Tecnológica e doutor em Biotecnologia.
Autor do aplicativo Fit Home, para perda e manutenção do peso, Lucas Piquet, 12, aluno do 7º ano, diz que, além de aprender, se diverte criando desenhos. “Acho importante fazer a imagem para o aplicativo que você próprio criou porque ela chama muito a atenção do público”, finaliza.