Alunos participam de ações educativas sobre alimentação saudável
Dentro das atividades do movimento Setembro Vermelho, que alerta sobre o alto índice de doenças cardiovasculares na população, alunos da educação Infantil e cerca de 70 alunos do 1° ano do ensino Fundamental participaram do plantio de árvores frutíferas, no telhado verde do ecoprédio, na manhã desta quarta-feira, dia 26. Além disso, alunos do 2° ano do ensino Fundamental participaram de uma palestra sobre alimentação saudável com a nutricionista da Canteen, Simone Cunha.
Segundo a coordenadora dos projetos sustentáveis do CFC, Denise Paranhos, as espécies foram plantadas em grandes vasos onde vão poder crescer e se desenvolver. “Escolhemos espécies frutíferas para incentivar o consumo de frutas. Portanto, teremos frutas como o limão, abacate, pitanga, acerola, caju e outras espécies, que poderão ser colhidas no momento certo”, explicou. A primeira árvore a ser plantada pelos alunos do 1° ano foi o abacateiro. A professora Jaqueline Gomes falou um pouco sobre a fruta para as crianças. “ O abacate é rico em ômega 3, que é bom para a nossa memória, e podemos consumi-lo de várias formas”. Para Jaqueline, a aula prática é importante porque possibilita ao aluno conhecer a natureza, ter contato com a terra, conhecer as espécies de árvores e ter acesso a uma alimentação saudável.
Os alunos da educação Infantil plantaram uma pitangueira. A professora Danielle Nogueira explicou que a turma está estudando os biomas do Brasil e a aula prática estimula o aprendizado. “A aula nos possibilita trabalhar as questões ambientais, éticas e cristãs, e dá a oportunidade para o aluno vivenciar na prática o que ele aprende na sala de aula”, avaliou.
Ainda pela manhã, os alunos do 2° ano do ensino Fundamental participaram da palestra com a nutricionista da Canteen, Simone Cunha, que explicou, na ocasião, todo o processo da pirâmide alimentar. “ Na base, encontramos as massas, grãos e pães que nos fornecem energia. Logo acima, temos os alimentos reguladores que são as frutas e verduras. Depois vêm as proteínas como o leite de vaca, carne vermelha, ovos e leguminosas. No topo da pirâmide estão os alimentos que devemos evitar, com altos níveis de açúcar e gordura”, ressaltou. A nutricionista explicou que o sal faz mal ao coração e que é recomendado o consumo de uma colher de sopa rasa, apenas, por dia. “Batatas industrializadas, biscoitos recheados, achocolatados e pipoca de micro-ondas são alimentos nocivos à saúde por conter alto índice de gorduras e devem ser evitados”, aconselhou.