O ano letivo começa com orientadores nas áreas de Linguagens e Matemática
A coordenadora do ensino Médio, Amenaide Pessôa, anuncia a implantação de dois orientadores de área, funções criadas pela primeira vez no CFC com o objetivo de auxiliar e orientar a rotina dos professores no ensino de Linguagens e Matemática. “Conversamos com eles e decidimos entender o processo antes de agir”, explica Amenaide. Ela afirma que, a partir da observação de alguns aspectos da aprendizagem deles no processo de preparação para o vestibular e o Enem, surgiu a ideia da criação das orientações dessas áreas.
O orientador de Matemática será o professor Peterson Silva. Para ele, a função surge para integrar todo o ensino de matemática a uma mesma visão e para direcionar os alunos de uma forma mais eficaz. “Haverá um trabalho no sentido de remodelar as fichas de exercícios que são usadas para dar mais sentido aos conteúdos e também ajustar às novas exigências da disciplina”, enfatiza Peterson. “O trabalho do orientador será o de pensar os detalhes das aulas, provas, fichas e outras atividades ligadas ao desenvolvimento da disciplina, sempre com muito cuidado e respeito à didática já usada pelo professor. O desafio é melhorar ainda mais o que já é feito”, destaca.
Para a professora Claudia Zoraya, escolhida para ser a orientadora de Linguagens, o trabalho visa o acompanhamento dos docentes, objetivando a reflexão contínua da prática para otimização das vivências pedagógicas. “Vamos elaborar propostas de vivência de conteúdos com vistas na formação linguística significativa, ou seja, protagonizar situações de uso da língua portuguesa para resolver problemas diversos, haja vista que ela está presente em todos os momentos das nossas vidas”, finaliza Zoraya.