Turmas da Educação Infantil participam de encerramento do mês do folclore
Recife, 29 de agosto de 2019 - Foi um dia de muita alegria para os alunos das 16 turmas que vão do Maternal 1 ao Grupo 3 do Colégio Fazer Crescer. “Fizemos um resumo de tudo o que foi trabalhado neste mês de agosto dentro do projeto Cultura da nossa gente”, explicou a professora Kelly Vidal, coordenadora da Educação Infantil. As apresentações foram realizadas na quadra do colégio, nesta quinta-feira. Para cada turma houve um recorte temático. “Trabalhamos as cantigas de roda com os alunos do Maternal. Já com as turmas do Grupo 1, abordamos o frevo, dança que representa a cultura de Pernambuco”, acrescenta Kelly.
Além das duas abordagens supracitadas, os alunos do Grupo 2 mostraram os vários segmentos das artes cênicas, como por exemplo o teatro de sombras, o de mamulengos e o fantoche. Os alunos do Grupo 3 ficaram responsáveis por socializar com todos os colegas a experiência dos mercados públicos por meio das parlendas, que são versos com temática infantil e com rima fácil recitados em brincadeiras de crianças, a exemplo da estrofe seguinte: “Um dois / feijão com arroz / Três quatro / feijão no prato...”.
O projeto Cultura da nossa gente foi implantado no CFC há mais de dez anos com o objetivo de levar ao conhecimento dos alunos, desde muito cedo, as referências das crenças e tradições folclóricas de um povo, mais especificamente as diversas versões da cultura atávica do nosso estado. Os artesãos de brinquedos populares, confeccionados em madeira, mestres Fernando e Saúba (este último Patrimônio Vivo de Pernambuco) foram convidados para bater um papo com as crianças e levar a elas o universo lúdico das suas gerações ascendentes. Por meio desses artistas que resistem ao universo tecnológico, o CFC resgata junto aos alunos o entendimento de que o popular é história viva, não descartável nem ultrapassada.