João Marcos Chacon ficou em 3º lugar na competição
Recife, 17 de setembro de 2019 - O estudante João Marcos Senna Chacon, 18 anos, é ex-aluno do CFC, único colégio onde estudou desde o Maternal até o 3º ano do Ensino Médio, concluído em 2018, ano em que ele levou para o currículo duas grandes conquistas: o 3º lugar na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) e o 1º lugar nas engenharias da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Na manhã desta terça-feira, ele recebeu a medalha da OBMEP das mãos do secretário de Educação do Estado de Pernambuco Frederico da Costa Amâncio e do coordenador regional da OBMEP Vicente Francisco de Sousa Neto, em solenidade realizada no teatro Tabocas, no Centro de Convenções, em Olinda. Junto com João Marcos estiveram a diretora do CFC Míriam Alves, o professor de matemática Peterson Euzébio, e os pais dele, Karla a Marcos Chacon.
Durante todo o período de preparação para a OBMEP, João Marcos contou com a orientação do professor de matemática do CFC Felipe Borba Melo. Importante ressaltar que foi ele próprio quem reivindicou à coordenação do colégio a participação na competição. Na época, segundo a mãe de João Marcos, ele estava muito estimulado pelos excelentes resultados que havia obtido nos exames seriados da Universidade de Pernambuco (UPE).
OBMEP – A primeira Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas ocorreu em 2005, uma realização conjunta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), para alunos a partir do 6º ano do Fundamental, das três séries do Médio e das universidades. De acordo com a organização da competição, o objetivo é interferir em prol da melhoria do ensino da matemática, estimular alunos e professores ao aprimoramento da disciplina e descobrir novos talentos. Em 2018, a olimpíada contou com 128 alunos de escolas públicas de Pernambuco e apenas sete de escolas privadas.