CFC amplia programa que foi implantado na Educação Infantil em 2017
Recife, 23 de janeiro de 2020 - Todo início de ano letivo, o Colégio Fazer Crescer dá um passo à frente no projeto de avançar de forma ampla e moderna nos diversos seguimentos que compõem o mosaico da educação do século XXI, tanto do ponto de vista pedagógico e estrutural quanto tecnológico, cultural e socioambiental. Em 2020, o colégio amplia o Programa de Educação Bilíngue, dirigido às turmas da Educação Infantil - desde o Maternal 2 - até o 4º ano do Fundamental. “As pesquisas apontam para a necessidade dessa nova geração dominar a língua inglesa, além de revelar um maior desenvolvimento dos processos cognitivos dos alunos quando eles começam a ter contato com o novo idioma desde pequenos”, observa a professora Alessandra Medeiros, Coordenadora Adjunta da direção do colégio até o 5º ano do Fundamental.
A proposta bilíngue tem planejamento lúdico e direcionado didaticamente para que os alunos aprendam a segunda língua de forma contextualizada, de acordo com o projeto político pedagógico do CFC. “Na prática, já oferecendo a ampliação da carga horária para essas turmas, visando atender a um aumento na quantidade de horas do inglês sem comprometer o tempo de aula das outras disciplinas”, explica Alessandra. O turno da manhã funciona das 7h30 ao meio-dia, e o da tarde das 13h30 às 18h.
Para coordenar o programa, o CFC convidou a professora Anna Cecília Malheiros, pedagoga formada pela Universidade Católica de Pernambuco e especialista em psicopedagogia, educação bilíngue e bilinguismo pelo Instituto Singularidades, escola de ensino superior fundada em 2001, em São Paulo, com o objetivo de atender às novas necessidades de formação de professores e especialistas, diferenciando-se na aplicação de metodologias inovadoras e de articulação entre teoria e prática.
Anna Cecília é a única pedagoga com especialização bilíngue no Recife. “Estou muito feliz por assumir essa responsabilidade no CFC. Ao criar o Programa de Educação Bilíngue, o colégio vislumbra formar um cidadão multicultural, que seja capaz de acessar a diversos discursos”, explica ela. Justamente por ser um programa transdisciplinar, a grade de aulas da educação bilíngue estará enquadrada à grade do currículo regular do aluno. “Vamos trabalhar a língua inglesa como meio de instrução, de forma integrada com todas as outras disciplinas e de acordo com as faixas etárias dos segmentos que vão do Maternal 2 ao 4º ano do Fundamental”, finaliza.