Reestruturação, planejamento estratégico e governança
Vivenciando um contexto de transformação digital, diretoras, gerentes e coordenadoras do Colégio Fazer Crescer estiveram imersas no que a consultora e assessora de gestão Roberta Medeiros chama de mindset de crescimento. “Desde 2015 estamos sistematicamente trazendo conhecimentos e experiências para atualizar e contextualizar a gestão do CFC neste novo mundo de transformação e de utilização das infinitas ferramentas que existem para otimizar as dinâmicas corporativas do século XXI”.
No total, 23 pessoas da equipe de diretoria, gerência e coordenação estiveram envolvidas na capacitação. “Estamos trabalhando diversas variáveis, tais como liderança, inovação, cultura organizacional e confiança”, diz Roberta.
Para isso, uma das ferramentas utilizadas por ela na metodologia do treinamento é a análise dos cases de sucesso de outras corporações, como o exemplo dos coachs do setor de esportes e os cases de empresas e seus empresários, para entender os métodos aplicados por eles no desenvolvimento de suas equipes e da gestão.
A gerente de marketing Mônica Duarte destaca a importância de rever conceitos com base nessas empresas que enfrentaram crises e souberam aprender com as dificuldades para se reinventar. “Saltaram aos nossos olhos alguns elementos importantes ‘do jogo’ da superação das crises, quando se tem o objetivo de alcançar as vitórias coletivas, e é sobre isso que nós temos refletido junto com Roberta”, explica, e essa disposição da direção do CFC em obter excelentes resultados chama a atenção da consultora. “A mudança de mentalidade da gestão do colégio reflete imediatamente nas tomadas de decisão, além de provocar um impacto positivo na cultura organizacional da instituição”, observa.
Otimista com a capacitação, a diretora de marketing e novos projetos do CFC, Gláucia Lira, explica que o DNA do CFC é um dos seus grandes diferenciais. “Essa é uma das nossas mais fortes referências. A identidade do colégio está em todos os projetos trabalhados por nós. O mais importante é que o nosso modelo de educação e ensino está sedimentado pelos princípios bíblicos, e esses princípios regem todas as nossas ações”, destaca Gláucia, deixando evidente que esses valores podem ser encontrados em boas práticas empresariais.
Roberta Medeiros finaliza dizendo que neste tempo de pandemia mundial por causa da contaminação do novo coronavírus, ela não viu ‘desespero’ nos gestores do CFC. “Por ser um colégio com uma consolidada marca smart, a equipe já estava preparada para enfrentar as mudanças deste novo momento que chamo de mundo VUCA (sigla em inglês que significa Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo)”, conclui.
Comments