CFC promove ações para alertar a comunidade sobre doenças cardiovasculares
Na última semana, o CFC promoveu ações de prevenção contra doenças do coração em consonância com o movimento Setembro Vermelho, que funciona como alerta sobre o alto índice de doenças cardiovasculares na população e busca divulgar a importância de ações preventivas. Diversas atividades foram desenvolvidas para os alunos, dentre elas, a gravação de um podcast, uma ação educativa e palestras com especialistas.
O podcast contou com a participação da cardiologista pediátrica, Dra. Sandra Mattos, e o nutricionista e prof. Sergio Pimentel, abordando o tema: Cuidados com o coração desde a infância. “O coração é um músculo muito importante no nosso organismo. Ele bate mais de 3 bilhões de vezes, mas existem vários tipos de problemas cardíacos. O primeiro grupo é o de doenças congênitas; o segundo, são as chamadas doenças adquiridas, que são contraídas por infecções ao longo da vida, podendo danificar o coração; por fim, há o terceiro grupo, chamado de doença mista em que, em razão do estilo de vida, pode-se desenvolver ou não a patologia, que se transforma numa doença coronária”, destaca a Dra. Sandra.
Prestar atenção ao ritmo da vida, aos hábitos e aos sinais do corpo é fundamental para que o coração possa bater de modo saudável. Pensando nisso, o nutricionista Sergio completa: “é o trabalho em conjunto com a nutrição que vai nos fazer ser bem-sucedidos na prevenção contra essas doenças.”
Para os alunos do Ensino Fundamental 1, a ONG Círculo do Coração, que trata crianças que sofrem de doenças do coração em todo o estado, organizou uma ação educativa. No CFC, no auditório do Ecoprédio Urbano Vitalino, a ONG realizou a vivência em torno da conscientização e precaução, envolvendo conceitos de saúde como nutrição, exercício físico, saúde bucal etc. Tudo isso por meio de músicas lúdicas.
Já os alunos do Ensino Fundamental 2 vivenciaram palestras com agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no auditório do Ecoprédio Rute Vitalino, abordando o tema “Reanimação Cardiorespiratória e Engasgos”. Na ocasião, os alunos puderam aprender a identificar os sintomas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de uma Parada Cardiorrespiratória (PCR), além de, sobretudo, aprender o modo correto de realizar os primeiros socorros, com o objetivo de minimizar possíveis sequelas. “O conhecimento salva vidas!”, ressaltou a agente Janaina Prazeres.
Os estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental 2, por sua vez, aprenderam sobre aspectos da Alimentação Saudável, em uma palestra com o nosso prof. e nutricionista, Sérgio Pimentel. “Foi um prazer muito grande trazer aos alunos esse conceito de alimentação, afinal de contas, são tantas informações hoje, na internet, que eles acabam ficando perdidos por pessoas que buscam transformar a nutrição em um produto a ser consumido, sem refletir sobre o contexto e o ambiente envolvido. Então, foi delicioso falar com eles de forma oposta ao que imaginaram, isto é, pensando que eu vinha dizer para cortar isso, aquilo, ou o que presta e o que não presta, mas, ao invés disso, eu trouxe um caminho totalmente diferente na construção do que é alimentar-se”, disse Sergio.
Por fim, os estudantes do Ensino Médio participaram de um bate-papo com o cirurgião torácico Dr. Davi de Castro e a pneumologista Dra. Carolina Freitas sobre Cigarros Eletrônicos: Epidemia e riscos para a saúde. As ações foram muito proveitosas para nossos alunos e focalizaram, sobretudo, a conscientização de prática de cuidados preventivos e a atenção para a importância desses cuidados em suas vivências cotidianas. Cuide do seu coração!
Comments